0

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cristianismo Justin Bieber





Todo mundo já deve ter visto fotos ou lido as notícias sobre a última visita do Justin Bieber ao Brasil (Google it). O rapaz aproveitou os dias por aqui pra colocar a farra em dia. Tratar mal seu próprio público foi o de menos. Foi a boates eróticas, saiu com várias mulheres, prostitutas, foi expulso do hotel, pichou um muro, alugou uma casa para mais festas, álcool, drogas e mulheres. Foi inclusive filmado dormindo por ai, enfim, o garoto bonitinho deu as caras aqui no Brasil.

Mas Justin também é cristão. E não digo cristão me referindo ao que conhecemos no Brasil por “não praticante”. Justin é um cara que freqüenta cultos, é amigo de pastores famosos e vem de uma família evangélica. Você pode encontrá-lo de vez em quando ao lado do conhecido pastor de Seatle Judah Smith, a quem ele mesmo chama de seu pastor (Fonte). A Hillsong também é uma de suas favoritas, principalmente em Nova York onde também é amigo do pastor Carl Lentz (Fonte). Justin usa suas redes sociais para falar de Jesus e até indicar livros cristãos e compartilhar experiências com Deus nas visitas que faz a igrejas. Ele parece ser um cara legal.

E você, parece ser um cara legal também?

Foi lendo algumas declarações do cantorzinho canadense que pensei nesse texto. “Opa, conheço alguns Justins da vida”. “Já ouvi essas frases antes”. E falando nelas, é incrível como estão relacionadas a pessoas ou situações em que a santidade e devoção não são prioridades. Então, no estilo Justin Bieber de ser, deixem-me descrever a situação e depois comentar alguns bordões cristãos. Talvez você se identifique, ou se Deus quiser, não se pareça nada com você.

Sou bonitinho

Justin é um cara bonitinho. Adorado por menininhas e infelizmente por menininhos. Tem o cabelo que a fãs amam. Está criando e acompanhando a moda. Canta músicas românticas e participa de ações de caridade. Fora isso, como já disse, vai a igrejas de destaque, fala de Jesus, é amigo de pastores e cristãos influentes, aparece nos shows e eventos cristãos cercado de boas pessoas. Parecido com você bonitinho(a)? Mas Justin não se envolve, nem com Deus, e nem com a igreja. Visita, mas não faz parte. Fala, mas não se relaciona. Escuta, mas não reflete. Chora, mas não se arrepende. Justin é o cara bonitinho pro mundo, pro mundo…

Aqui é Brasil

Infelizmente nosso país tem aquela imagem conhecida entre os gringos. Aqui na terra do carnaval tudo pode. Tudo acontece e a lei não funciona. Festas, prostituição, bebidas, drogas, tudo. “O passe livre no Brasil é garantido” devem pensar esse tipo de turista. Mas ele não era cristão? Pois é, construir nosso local ou situação de passe livre é tendência no nosso meio. Locais e situações onde a lei parece não valer e a santidade é esquecida. Onde é o seu lugar de carnaval? Pode ser em qualquer lugar, menos onde você aparece de bonitinho. Talvez você consiga fugir da lei brasileira como o Justin, mas com a lei de um Deus onipresente o negócio é mais embaixo. Pra onde você tem ido viver suas férias da lei Justin?

Se você juntar os bonitinhos e turistas da lei dois bordões brotarão de suas bocas. E incrivelmente Justin já disse isso pra todo mundo sobre a sua fé. Incrivelmente? Acho que não. Onde o pecado é relativizado o pecado brota por todos os lados.

Sou cristão, mas não sou perfeito

A boa e velha verdade sendo usada para mentiras. Já vi isso num deserto acolá, mas vamos ao Justin. Ele não ficou sem críticas, e não foram poucas. Depois de aprontar várias coisas os comentários contrários aos seus comportamentos e declaração de fé começaram a aparecer. E a resposta? “Sou cristão, mas não sou perfeito”(Fonte). A desculpa é sempre a mesma, mas não parece nada genial se pensarmos no que representa. É como se eu estivesse dizendo que não vou melhorar porque não posso ser perfeito. É jogar fora o “ser imitador de Cristo”. Afinal, já que não posso ser como Ele, porque tentar? O problema Justin, é que é exatamente isso que a Bíblia diz. Os liberais costumam olhar só para a misericórdia de Jesus e esquecem que também somos imitadores da sua santidade. Justin, você foi chamado para ser perfeito como Deus é perfeito, e não descolado como o mundo é descolado.

Só Deus pode me julgar

Essa bate o recorde de menções. Estaria nos trends topic church se isso existisse. E claro, Justin já disse isso para o mundo (Fonte). E até com apoio daqueles que estão “acompanhando” o garoto na fé. Acompanhando na fé ou pegando carona na fama? Não coloco a culpa nesses pastores, mas talvez seja o medo de perder a carona que nos torne tão anti julgamentos. E de novo Justin, tratar e combater o pecado é bíblico. Você não pode cortar o que não gosta e deixar o que gosta, a Bíblia não é seu cabelinho de cuia. Resistência contra julgamentos define nosso medo de perder aqueles pecados que gostamos e da aparência de bonitinhos que temos. Por isso preferimos ir ao lugar sem lei e julgamentos, mas um dia isso não será mais possível. Como eu sempre digo Justin, é melhor ser julgado agora por amigos quando ainda existe outra chance do que deixar para ser julgado diante da santidade implacável do trono de Deus.

A verdade final é que ser bonitinho não adianta. Fugir da lei é uma questão de tempo. E nada da Palavra de Deus será alterado para que você possa viver sua vida cristã de Justin Bieber. Um cristianismo Justin Bieber é tudo que nós não precisamos. Então, engrosse essa voz, se vista que nem homem, enfrente seus pecados e seja imitador de Jesus, não de garotinhos mimados.

“Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.” Lucas 11:35

Texto retirado do Evangelho Urbano.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário